Cronograma
Abaixo se encontra disposto o cronograma previsto do evento.
Palestras
Resumo: Diante dos crescentes desafios globais para atender à crescente demanda energética de uma sociedade cada vez mais tecnológica, surge a necessidade urgente de desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis. Esta apresentação tem como objetivo explorar os avanços no design e na síntese de novos materiais com potenciais aplicações em sistemas de conversão e armazenamento de energia. O foco estará em materiais como compósitos piezoelétricos, eletrólitos de estado sólido e materiais nanoestruturados, que oferecem melhor desempenho, sustentabilidade e eficiência. Esses materiais prometem enfrentar desafios atuais no armazenamento de energia, como a melhoria da densidade energética, estabilidade e taxas de carga/descarga, além de otimizar a conversão de energia, como na transformação de energia mecânica em elétrica. A apresentação também abordará possíveis aplicações em sistemas de energias renováveis, baterias e tecnologias sustentáveis, contribuindo para o desenvolvimento de soluções energéticas mais eficientes e ambientalmente responsáveis.
Data: 05/11/2024
Horário: 14:00 às 15:30
Local: Auditório do Centro Internacional de Física, Pavilhão Multiuso II (PMU II)
Resumo: Neste seminário três Físicos que trabalham como Peritos Criminais da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) vão conversar sobre suas diferentes áreas de atuação (delitos de trânsito, incêndios e explosões, análise de manuscritos), ilustrando aplicações da Física nas Ciências Forenses.
Data: 05/11/2024
Horário: 16:00 às 17:00
Local: A definir
Resumo: A exploração espacial, iniciada na década de 60 com o lançamento dos primeiros satélites em órbita em torno da Terra e chegando até a Lua, foi sendo expandida até os confins do Sistema Solar com resultados espetaculares. Todos os planetas do Sistema Solar já foram visitados por ao menos uma sonda, assim como dois planetas anões e muitos pequenos corpos. A evolução tecnológica também permitiu realizar missões cada vez mais sofisticadas e surpreendentes. Após um breve resumo sobre a história da exploração espacial, vamos descrever algumas das missões mais recentes detalhando os principais resultados científicos alcançados.
Data: 06/11/2024
Horário: 14:00 às 15:30
Local: Auditório do Centro Internacional de Física, Pavilhão Multiuso II (PMU II)
Resumo: O curioso fenômeno no qual a água quente congela mais rápido que a fria é conhecido como efeito Mpemba, graças ao estudante tanzaniano que o observou ao preparar sorvete e o lançou como desafio para a comunidade científica na década de 1960. Desde então, tem-se buscado uma explicação termodinâmica para a manifestação do fenômeno tanto em escalas macroscópicas quanto microscópicas. Nesta palestra, discutirei uma receita para ativar o efeito Mpemba quântico, o que pode nos ajudar tanto a fazer “sorvete de qubits” quanto a entender o fenômeno clássico da água quente congelando mais rápido.
Data: 07/11/2024
Horário: 14:00 às 15:30
Local: Auditório do Centro Internacional de Física, Pavilhão Multiuso II (PMU II)
Resumo: Nesta palestra vamos falar sobre o que é e o que podemos descobrir com um fenômeno quântico denominado Oscilação de Neutrinos. Em especial, vamos discutir o status atual e as importantes questões em aberto relacionadas a esse fenômeno, tais como a violação da simetria CP e os neutrinos estéreis.
Data: 08/11/2024
Horário: 14:00 às 15:30
Local: Auditório do Centro Internacional de Física, Pavilhão Multiuso II (PMU II)
ATENÇÃO: Certificados de participação no evento serão emitidos aos participantes com presença mínima de 75% das palestras.
Minicursos
Ementa: Dinâmica da partícula puntual; Dinâmica da corda; Cordas Bosônicas; Compactificação e Dualidades; Supercordas; Correspondência AdS/CFT
Data: 05/11/2024 a 08/11/2024 (todos os dias)
Horário: 8:00 às 10:00
Local: Auditório do Centro Internacional de Física, Pavilhão Multiuso II (PMU II)
Ementa: Efeito Mössbauer e a técnica experimental; Interações hiperfinas; Estrutura hiperfina; Aplicações
Data: 04/11/2024 a 08/11/2024 (todos os dias)
Horário: 10:30 às 12:30
Local: Auditório do IF, Instituto Central de Ciências (ICC), ICC BT 309
ATENÇÃO: Certificados de participação nos minicursos serão emitidos aos participantes com presença mínima de 75% das aulas ministradas.
Oficina
Descrição: Trata-se de uma experiência imersiva em astrofotografia e técnicas de processamento de imagens astronômicas,
utilizando softwares online e bancos de dados astronômicos, como SkyView, ESA Sky e MAST Archive. Destinado
aos estudantes de graduação, mestrado e professores e alunos da educação básica, esse minicurso tem como
eixo norteador conceitos fundamentais de astrofotografia, fotografia e design gráfico. Será abordado técnicas de
edição de imagens, interpretação de filtros astronômicos, análise de histograma, tipos de astrofotografia,
missões espaciais e muito mais.
Ementa: Oficina sobre a utilização do software online Photopea e banco de dados astronômicos (SkyView, ESA Sky e
MAST Archive).
Data: 06/11/2024
Horário: 19:00 às 22:00
Local: Laboratório de Cálculo Científico (LCC), Instituto Central de Ciências (ICC), ICC BSS 352
Vagas: 20
ATENÇÃO: As vagas para esta oficina são LIMITADAS. Inscrições devem ser feitas pelo SIGAA em “Extensão -> Inscrição On-line em Ações de Extensão”.
Mesa Redonda
Resumo: Os participantes irão discutir quais são as limitações da Física na descrição dos fenômenos naturais e humanos.
Data: 05/11/2024
Horário: 19:00 às 21:00
Local: Auditório do Centro Internacional de Física, Pavilhão Multiuso II (PMU II)
Apresentações Orais
Apresentador: Lucca Lopes Dias Santos (Universidade de Brasília)
Resumo: No contexto do Modelo Padrão da Cosmologia, a energia escura é a responsável por descrever a recente expansão acelerada do universo. Uma alternativa a essa abordagem é considerar modificações geométricas na teoria, as quais levam às teorias modificadas da gravitação. As condições de energia, por sua vez, impõem restrições ao tensor energia-momento e, quando aplicadas a uma teoria gravitacional, resultam em vínculos na forma de desigualdades. Estes podem ser expressos em termos da função desaceleração, q(z), e da função normalizada de Hubble, E(z). Neste trabalho, calculamos as condições de energia na teoria f(R) de Hu-Sawicki, obtendo limites para os parâmetros dessa teoria. Usando dados observacionais de supernovas do Tipo Ia, cronômetros cósmicos e oscilações acústicas de bárions, reconstruímos q(z) e E(z) e impomos restrições aos parâmetros da teoria f(R) de Hu-Sawicki, considerando o cumprimento das condições de energia fraca, nula e dominante.
Autores: Lucca Lopes Dias Santos (Universidade de Brasília), Mariana Penna-Lima (Universidade de Brasília)
Palavras-Chave: Teorias modificadas, condições de energia, gravitação f(R), vínculos observacionais
Área de Pesquisa: Cosmologia
Data: 05/11/2024
Horário: 16:30
Local: Auditório do IF, Instituto Central de Ciências (ICC), ICC BT 309
Apresentador: Israel S. Oliveira (Universidade de Brasília)
Resumo: This study explores the critical properties of the Ising model in scale-free networks, which are characterized by a power-law degree distribution and are commonly found in real-world systems such as social and biological networks. Using computational methods and the Metropolis algorithm, we calculated the internal energy, average magnetization, specific heat and susceptibility to determine critical points and analyze how the topology of the network influences the behavior of the system. The results indicate a non-linear variation in the critical temperature with the size and connectivity of the lattice, highlighting the complex dependencies of the phase transitions on the lattice structure. The phase diagram reveals intricate ferromagnetic and antiferromagnetic regions, suggesting possible applications in decision-making models. These findings enhance the theoretical understanding of the Ising model in complex topologies and highlight its interdisciplinary relevance.
Autores: Israel S. Oliveira (Universidade de Brasília), Tarcísio Marciano da Rocha Filho (Universidade de Brasília)
Palavras-Chave: Ising model, Statistical mechanics, Phase transitions, Critical phenomena, Complex networks
Área de Pesquisa: Física Estatística
Data: 05/11/2024
Horário: 16:45
Local: Auditório do IF, Instituto Central de Ciências (ICC), ICC BT 309
Apresentador: Vinícius Cerqueira Silva (Universidade de Brasília)
Resumo: Óxidos nanoestruturados são atualmente utilizados como biossensores em aplicações tecnológicas. Estes materiais são de grande interesse devido ao seu potencial para utilização em diagnósticos médicos, uma vez que permitem avaliações rápidas, não-invasivas e de baixo custo. Neste trabalho, filmes de óxido de zinco (ZnO) foram produzidos pelo método magnetron sputtering, variando a pressão de trabalho. Com o objetivo de obter materiais com características específicas que podem ser usados como sensores de gás. A análise da superfície por MEV revelou a formação de microrods e dois tamanhos de grãos, um maior que 1μm e o outro menor que 200 nm. A análise estrutural por DRX revelou a formação da fase wurtzita do ZnO com orientação preferencial ao longo da direção [002]. Foi determinado que a espessura do filme diminui à medida que a pressão de trabalho aumenta. A análise dos dados de DRX também indicaram que o tamanho médio do cristalito e parâmetros de rede diminuem com a pressão de trabalho. Os resultados da espectroscopia UV-Vis revelaram que o gap dos filmes apresenta uma pequena diminuição de 3.26 eV para 3.16 eV. No entanto, a energia de Urbach aumenta de 0,1 eV para 0,3 eV, sugerindo a formação de mais defeitos à medida que a espessura dos filmes se torna mais fina. A dependência da resistência em função da temperatura na região de 300 a 573K mostrou um comportamento semicondutor típico com a presença de duas energias de ativação que aumentam exponencialmente com a pressão de trabalho. Foram efetuados testes sensoriais com gás metano que mostram o potencial desses filmes de ZnO como material sensor. Observou-se que os filmes mais finos têm maior sensibilidade, de até 90%.
Autores: Vinícius Cerqueira Silva (Universidade de Brasília), Carlos Adolfo Vilca Huayhua (Universidade de Brasília), José Antonio Huamaní Coaquira (Universidade de Brasília)
Palavras-Chave: Óxido de Zinco, Filmes Finos, Sensor de Gás, Propriedades Físicas, Magnetron Sputtering
Área de Pesquisa: Nanomateriais
Data: 05/11/2024
Horário: 17:00
Local: Auditório do IF, Instituto Central de Ciências (ICC), ICC BT 309
Apresentador: Iranildo Lima de Oliveira (Universidade de Brasília)
Resumo: No contexto da crescente inclusão tecnológica na educação, este estudo, em parceria com o projeto de extensão “Contribuição da Licenciatura em Física da UnB ao Curso Vestibular Cidadão”, investiga os efeitos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na aprendizagem de física entre alunos de escolas públicas. O objetivo é avaliar o potencial dessas ferramentas para otimizar o aprendizado, promovendo um ensino mais eficaz e de qualidade superior, além de identificar e classificar os benefícios específicos proporcionados aos estudantes.
Autores: Iranildo Lima de Oliveira (Universidade de Brasilia), Ronni Geraldo Gomes de Amorim (Universidade de Brasília), Rendisley Aristoteles dos Santos Paiva (Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal), Maria Licia de Lima Farias (Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal)
Palavras-Chave: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), aprendizagem de física, visualização de conceitos
Área de Pesquisa: Pesquisa e Educação
Data: 05/11/2024
Horário: 17:15
Local: Auditório do IF, Instituto Central de Ciências (ICC), ICC BT 309
Apresentador: João Victor Caires Santos (Universidade de Brasília)
Resumo: Ao contrário do formalismo canônico tradicional (Hamiltoniano), no qual espaço e tempo são tratados de forma diferente, a teoria Hamiltoniana de De Donder-Weyl (DW) é totalmente covariante, o que é particularmente atraente no contexto das teorias de campo relativísticas. Em 2000, foi descoberta uma relação entre as álgebras de Duffin-Kemmer-Petiau (DKP) e as equações de DW e, recentemente, essa relação foi ampliada e reformulada matematicamente utilizando a estrutura geométrica do fibrado de Clifford. Tal reformulação leva às equações de DW para campos anti-simétricos que surgem da ação da álgebra de DKP sobre certos subespaços invariantes da álgebra de Clifford, possibilitando a construção de um parêntesis de Poisson generalizado que lida com campos tensoriais anti-simétricos no formalismo de DW, o que não era possível com a formulação padrão. Essa generalização permite uma série de desenvolvimentos teóricos e aplicações físicas, conduzindo a novos resultados tanto em teoria clássica de campos quanto em quantização. O presente trabalho busca explorar alguns desses desenvolvimentos. Mais especificamente, tem como objetivo encontrar a relação entre as equações de Maxwell para o campo eletromagnético e essa formulação das equações de DW. Para esse fim, um subespaço invariante particular da álgebra de Clifford é considerado, levando a um conjunto de equações de DW para o qual tanto o campo quanto os polimomentos são reinterpretados e a densidade de hamiltoniana é redefinida, proporcionando uma descrição da teoria eletromagnética neste espaço de fase reformulado. Em seguida, é realizada uma partição 3+1 espaço-temporal e suas ramificações são analisadas, conectando essa formulação às equações clássicas conhecidas da eletrodinâmica.
Autores: João Victor Caires Santos (Universidade de Brasília), Marco Cézar Barbosa Fernandes (Universidade de Brasília)
Palavras-Chave: De Donder-Weyl, Álgebra de Clifford, Álgebra de DKP, Teoria Eletromagnética
Área de Pesquisa: Física Matemática
Data: 07/11/2024
Horário: 17:30
Local: Auditório do IF, Instituto Central de Ciências (ICC), ICC BT 309
Apresentador: Juliana dos Anjos Ribeiro dos Santos (Universidade de Brasília)
Resumo: Filmes finos magnéticos são materiais bidimensionais com propriedades magnéticas que diferem muito de seus análogos volumétricos. Como principal motivação de investigação, os filmes finos magnéticos apresentam potencial aplicação em tecnologia de armazenamento de dados, particularmente gravação magnética [1]. Nesse trabalho, foram utilizados filmes multicamadas de Si/Ru/IrMn/Co/Ru(x)/Py/IrMn/Ru, constituídos de duas camadas ferromagnéticas (Co e Py) e duas camadas antiferromagnéticas de IrMn. Espera-se que a interação magnética entre essas camadas se manifeste no efeito “exchange bias”, que é caracterizado por um deslocamento assimétrico no loop de histerese MxH [1]. Para o estudo desse efeito, foi utilizada a técnica de espectroscopia de ressonância ferromagnética (FMR), que é bem estabelecida para determinar os principais parâmetros de sistemas magnéticos e facilita a investigação de camadas acopladas [2]. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo examinar o efeito da espessura da camada central de Ru(x) no efeito “exchange bias” nos filmes mencionados anteriormente. Ao investigar a dependência angular dos campos de ressonância no plano do filme, encontramos evidências de uma anisotropia unidirecional.
Autores: Juliana dos Anjos Ribeiro dos Santos (Universidade de Brasília), Paulo Eduardo Narcizo de Souza (Universidade de Brasília), Marcio Solino Pessoa (Universidade Federal do Espírito Santo)
Palavras-Chave: Filmes Finos, FMR, Exchange-Bias
Área de Pesquisa: Física da Matéria Condensada
Data: 07/11/2024
Horário: 17:45
Local: Auditório do IF, Instituto Central de Ciências (ICC), ICC BT 309
Apresentador: Davide Morrone de Azevedo Muniz (Universidade de Brasília)
Resumo: Aplicamos os conceitos de cohomologia equivariante à supergravidade de Romans. Utilizamos o teorema de localização BV-AB para calcular a ação on-shell. Neste teorema, a integral de formas que satisfazem algumas condições é localizada nos pontos fixos da ação de um grupo. Na supergravidade de Romans, temos naturalmente a ação do grupo U(1) e as ditas condições sobre as formas é equivalente às equações de movimento e à supersimetria, portanto, aplicando o teorema BV-AB nesse contexto, automaticamente obtemos a ação on-shell. Em suma, obtemos um método que facilita o cálculo da ação on-shell e o aplicamos a uma gama de exemplos de soluções da supergravidade de Romans.
Autores: Davide Morrone de Azevedo Muniz (Universidade de Brasília), Carolina Matte Gregory (Universidade de Brasília), Tabea Sieper (University of Oxford), James Sparks (University of Oxford)
Palavras-Chave: Supergravidade, Holografia, Localização Equivariante, AdS/CFT, Ação on-shell
Área de Pesquisa: Física Matemática
Data: 07/11/2024
Horário: 18:00
Local: Auditório do IF, Instituto Central de Ciências (ICC), ICC BT 309
Apresentador: Aimê Gomes da Mata Kanzaki (Universidade de Brasília)
Resumo: A contaminação das águas por metais pesados é um grande problema tanto para o ecossistema quanto para a saúde humana. Isso cria a necessidade da elaboração e estudos sobre remoção de poluentes. Métodos para remoção desses poluentes incluem catálise, adsorção, remoção magnética, filtração por membrana e outros. A remoção por meio de ferrofluidos (coloides magnéticos) consiste em dispersar as nanopartículas magnéticas na água, de modo a que os poluentes sejam adsorvidos em suas superfícies e em seguida retirados juntos com as partículas por meio de aplicação de campo magnético. Este trabalho concentra-se no processo de adsorção dos poluentes nas superfícies das nanopartículas via interações elétricas simulando as interações entre as nanopartículas e os poluentes iônicos para melhor entender o processo, baseado no trabalho “Core-Shell Bimagnetic Nanoadsorbents for Hexavalent Chromium Removal from Aqueous Solutions” de CAMPOS et al., 2019.
Autores: Aimê Gomes da Mata Kanzaki (Universidade de Brasília), Fabio Luis de Oliveira Paula (Universidade de Brasília), Leonardo Luiz e Castro (Universidade de Brasília)
Palavras-Chave: Adsorção, Colóides, Cromo Hexavalente, Monte Carlo
Área de Pesquisa: Física Estatística
Data: 07/11/2024
Horário: 18:15
Local: Auditório do IF, Instituto Central de Ciências (ICC), ICC BT 309